terça-feira, 19 de outubro de 2010

Santè ... Bordeaux !!!! J`adore les voyages :)

Oi pessoas !!! Hoje vou deixar para voces algumas dicas da minha passagem inesquecivel pela cidade de Bordeaux :)
S`il vous plait ....

Entre o mar e a montanha , a cidade de Bordeaux é o centro da regiao do maior e mais antigo vinhedo do mundo , este com 57 denominacoes diferente de vinhos , algumas delas comentadas por moi anteriormente :)
Por este motivo , Bordeaux é considerada pelo resto da Franca como "esnobe" ou "fechada" , mas basta explora-la um pouquinho para se apaixonar e descobrir que esta imagem nao corresponde nadinha com a realidade .

Degustacoes de vinhos a parte , nao deixe de passear pelo seu centro historico magestoso e de bater perna na Rue Sainte Catherine , a maior rua para pedestres da Europa .
Genteeeee , mas é claro que a atracao numero um de Bordeaux é a degustacao de vinhos , por isto a secretaria de turismo local organiza para voce visitas a diversas caves , alem de recomendar e agendar tambem visitas aos Chateaus mais conhecidos da regiao : Espetacular !

O comercio de vinhos foi o motor de crescimento economico e arquitetonico de Bordeaux , nao é a toa que a cidade esta na lista de Patrimonio Mundial da UNESCO ... com sua largas alamedas arborizadas , pracas , jardins e predios elegantéeeeeerimos estilo Haussman , Afe AMEI :)


Entre uma taca e outra caminhe pelo calcadao que margeia o rio Garonne e tenha uma vista linda da Pont de Pierre , um dos cartoes postais da cidade , esta do seculo 19. Mas o ponto maximo da cidade por moi c´est la Place de la Bourse , chèrie !!!! Bem no centro da cidade , a praca é linda e é onde se encontra uma das maiores e mais lindas obras da arquitetura que eu ja vi .... uma parte da avenida é tomada por inumeros jatos de agua de diferentes intensidades , saindo do chao como uma fonte e a noite com diferentes luzes ... no verao é uma festa ! Impressionante ;)

A parte mais requintada da citè é chamada de Triangle , nome dado ao espaco situado dentro de um triangulo formado pelas ruas : Allèe de Tourny , Cours Georges Clemenceau e Cours de L`Intendance... com restaurantes finissimos , lojas caras e epiceries lindinhas.



Outra dica imperdivel de Bourdeaux é a Maison Baillardran ( 55, Cours de L`Intendance ), è uma maison tradicional especializada em Cannelè : um bolinho macio com aroma de baunilha embebido em rum e de casquinha caramelizada ... é o doce tipico da regiao , gostosinho ... mas vale a pena a visita , pois a maison é lindaaaaa !







" Dicas de lugares espetaculares para degustacao de vinhos na cidade de Bordeaux "

1 Bar à Vin : e tambem Ècole du Vin
( Angle Allèes de Tourny / 3, Cour
s du XXX Juillet )



Um lugar lindo e super agradavel onde funciona uma escola para jovens que pretender ser enologos . Nele voce vai se deliciar com um super cardapio para degustacao de varios tipos de vinhos da regiao
alem de ter uma aula , pois voce sera servido por um dos alunos . Ah ! O preco é fantastico e voce tem a possibilidade de degustar tambem acompanhando sua tacinhas varios tipos de fromages regionais e frios , DELICIA !!!!!




2 - Max Bordeaux / Wine Gallery and Cellar :
( 14, Cours de l`Intendance )

O lugar é o mais maravilhos
o para vinhos que eu ja vi : ) Super moderno e é o unico lugar em Bordeaux onde se é possivel degustar vinhos ultra renomados e caros como por exemplo : Latiffe Rotschild , Chateau Margaux , entre outros , os quais a garrafa varia de 500 a 1200 euros mais ou menos .
O mais legal é como funciona ... Voce recebe um cartao onde compra creditos ( o minimo é de 25 euros ) e os vinhos ficam em adegas ultra bacanas , acima de cada garrafa tem o preco das diferentes doses possiveis de s
e comprar . Voce coloca o cartao em uma das adegas e seleciona o vinho e a dose desejada ... É o MAXIMO !!!
Mas cuidado ... nos gastamos quase 100 euros lá , kkkkkkk ! è uma chance unica ! A nao ser que voce possa ter na sua adega raridades como estas ... vai saber ne ? Bon vivant é sempre bon vivant :)
Legal no Max tambem foi aprender a ordem de degustac
ao para nao perder nadinha do buquet :
1- Pomerol e Saint E
milion
2- Margaux e Pauillac
3- Saint Estephe
4- Saint Julien

Restaurantes :

A rua do chef ....
O mais renomado chef de cuisine de Bordeaux , Jean Pierre Xirada , tem nada menos do que 3 casas na mesma rua
... cada uma com um estilo diferente :)

A mais elegante é o restaurante La Tupina ( 3, Rue de la porte de la Monnaine ) , cuja especialidade é pato . Recebe sempre o presida Nicolas Sarkozy ... O lugar é super agradavel e bem chique , porem precos normais para um restaurante a altura .

O Le Comestible ( 6, da mesma rue é claro ) é uma epicerie fina que tem um cardapio restrito para refeicoes ... mas é um charme !

E por ultimo ... onde
fomos e amamos , o Bar - Cave de la Monnaine ( numero 34) . Com um ambiente mais casual e especialmente indicado para amantes de vinho ( porque será que nos fomos mesmo ? kkkkk !) Delicioso :)
Olha que charme ... esta foto foi lá !!!!

O L`Entrecote ( 4, Cours du 30 Juillet ) é um restaurante tradicionalissimo . Em Bordeaux tem 50 anos e tem somente no menu , um unico prato ... claro que é o entrecote aco
mpanhado de salada verde com nozes e batatas crocantes .
Verdadeira instituicao de Bourdeaux , porem deve se lembrar que é mega turistico :)









Como eu ja disse a voces , a Secretaria de Turismo ( fica ao lado do restaurante L`Entrecote) é super bem preparada para dar a maior assistencia aos turistas . Alem de mapas e sugestoes de cidades nos arredores de Bourdeaux , como Saint Emilion , Pauillac , Margaux ... eles agendam as visitas aos Chateaus !!!
Fomos em um , p
or indicacao de lá , é claro , maravilhoso chamado Chateau Rauzan Sègla , em Margaux.
Super chique e ... nao sei se por ironia do destino , kkkk ! este teria de ser visitado por mim :)
Pourquoi ? Porque em 1994 ele foi comprado nada mais nada menos que pela familia Chanel CHÈRIE !!!!! E dep
ois disto se tornou um Chateau de referencia de vinhos Grand Crus Classè Margaux . A visitacao é super legal e tem-se uma aula sobre o processo de fabricacao e o grand finale é a degustacao :)

Há varias cidades e vilas para se conhecer ao redor de Bourdeaux ... dica : Carro alugado !
Fomos a varias cidades e ainda tenho muita " historia " para contar ....
Cenas do proximo capitulo , tá Chèrie :)

" Simples mais pas mòdestes , terriblement sèducteurs et complices d`une cuisine vivante" : ce les vin rouges !!!!!!
J`aime beacoup :)
Au revoir et à la semaine prochaine !









Um comentário:

  1. Estou indo a Bordeaux agora dia 22-05 e amei suas dicas!! Valeu! Lindo blog! bjos Rapha

    ResponderExcluir