terça-feira, 6 de abril de 2010

Regiao de Champagne


Champagne .... mon amour !!!!!


Encontrada no norte da Franca , a regiao de Champagne - Ardenne , ficou mundialmente conhecida depois que os monges Dom Pèrignon e Dom Ruinart , apos muito esforco , conseguiram domar os vinhos que fermentavam novamente nas garrafas ... fazendo-as explodirem ! hehehe!

Reims e Epernay sao as cidades mais importantes da regiao . Reims era considerada a cidade mais importante , pois era onde quase todos os reis da Franca eram coroados , portanto podemos concluir o porque da champagne ser sinonimo de festa e comemoracao : )






A fabricacao do champagne é até hoje um processo demorado e caro. A primeira alteracao no processo foi introduzida por Nicole Ponsardim , a viuva de Felippe Clicquot ( Veuve Clicquot ... entenderam ? ... muito boa ! )
A base desta maravilha é de uvas Chardonnay , Pinot noir ou Pinot meunier . Um Champagne comum leva pelo menos 2 anos para ficar pronto e alguns chegam até 5 anos .





A regiao Champagne AOC , leia-se Appellation de Órigne Controlée , estende-se por 5 areas vinicolas.
A cidade de Epernay fica no centro das 3 maiores e mais renomadas areas : Montagne de Reims , Vallée du Marne e Côte des Blancs .
Ao sul fica a regiao menos conhecida : Côte de Sezanne , e no extremo sul , a 100 km de Epernay encontra-se a Côte des Bars .





O Champagne mais famoso e vendido em todo o mundo é o Brut Imperial da Moet & Chandon , entende-se mais de 16 milhoes de garrafas por ano .
Mas o champagne Dom Pérignon , continua sendo , gracas ao enólogo Richard Geoffroy , o absoluto , supremo e inconfundivel nectar dos deuses !!!! Seu auge é de pelo menos 15 anos !
Ja tive a oportunidade de provar .... é realmente divino !




A Route du Champagne é imperdivel !!!! É uma estrada lindissima que vai de Reims a Epernay , com vilas minusculas e banhada pelo rio Marne .
De carro voce fara o trajeto em mais ou menos 2 horas , claro que contando muitas paradinhas nas caves familiares que encontrarao no caminho .
É facil de encontra-las , pois sempre se vê uma plaquinha na porta sinalizando ... é só tocar a campainha e entrar .
Em 90 % dos casos , voce é convidado a degustar os champagnes fabricados e a conhecer o local .
Nos compramos pelo menos uma garrafa em cada parada , mas nao é obrigatorio!
Uma das caves ficou na memoria ...

Champagne A. Bernard
116, Rue Daniéle Casanova
51530 DIZY

De tao gostoso compramos uma caixa com 6 garrafas , e o valor era de 12 euros por garrafa ... Fala serio!!!!




Na cidade de Reims , alem de voce visitar os pontos turisticos como a Cathedral de Notre Dame e seu vizinho , o Palais de Tau , voce tera a oportunidade de conhecer o Castelo des Crayéres , seja para um jantar romantico ou para dormir , este membro da cadeia Relais e Chateaux é maravilhosamente incrivel e combina perfeitamente com o glamour do champagne , meu bem !

Caves conhecidas que encontram -se em Reims :

Veuve Clicquot
Taittinger
Pommery

Na cidade de Epernay , a 30 km de Reims , encontraremos as caves :


Moet & Chandon
Mercier
Bollinger

Para a visita de qualquer ums delas , recomenda-se uma reserva previa ou uma confirmacao dos horarios daquele dia .

Vale lembrar que este é um passeio super romantico e indico , sem duvida nenhuma para casais em comemoracoes especiais !!!!!


Numa viagem como esta , alem de conhecer lugares novos , voce refinará seu paladar !!!!
Tem coisa mais chique que aprender , primeiramente a degustar e depois a apurar o paladar e saber diferenciar os tipos de champagne ?

Coisas e manias de bon vivant ....
Bisou bisou e á bientot !!!!

Um comentário:

  1. Oi, Fernanda, tudo bem? Muito prazer: meu nome é Katia, sou designer e ilustradora e também amo viajar!!!!! Estava pesquisando na web para meu post sobre a viagem que fiz à Estocolmo e vim parar aqui. Adorei seu blog! Também tenho um cantinho virtual onde escrevo sobre viagens, decoração, design, comidinhas etc. Se quiser me visitar, o endereço é www.casosecoisasdabonfa.blogspot.com

    Beijos e parabéns pelos lindos posts de viagem! Eu vou na sexta pra Munique e outras cidades alemãs e estou super empolgada! Vou procurar por dicas de última hora aqui!!!

    ResponderExcluir